Projetos de Sustentabilidade

Ao atuar de forma especializada para fornecer uma solução completa ao cliente, a Ecofrotas assume um compromisso não somente com a redução do custo total da frota, mas também com a redução do impacto ambiental provocado pelos veículos, tanto pelos gases emitidos quanto pelo descarte de resíduos como óleos, pneus e plásticos em geral.

  • Crédito de Carbono

    A Ecofrotas disponibiliza uma oportunidade inédita para seus clientes venderem créditos de carbono no mercado voluntário.

    O projeto prevê a redução de emissões por meio do uso de etanol como combustível de veículos com tecnologia flex. Após três anos de desenvolvimento, a metodologia foi aprovada junto ao VCS (Verified Carbon Standards) em 2012, e é a primeira no mundo a tratar especificamente da redução de emissões por meio do uso de etanol.

    O sistema de controle de abastecimento de combustíveis da empresa garante que as premissas do projeto sejam respeitadas na prática.

    A metodologia do projeto para a geração de créditos de carbono foi desenvolvida em parceria com a consultoria WayCarbon.

    Com a venda de créditos de carbono, é possível minimizar o custo com ações de mitigação das emissões.

    Para mais informações entre em contato através do e-mail: creditodecarbono@ecofrotas.com.br

  • Sistema de Controle de Utilização de Combustíveis Renováveis

    Regra Multicombustível que garante que os usuários respeitem a Política Econômica e Ecológica definida pelo Gestor da Frota. Este Sistema evita que os condutores utilizem combustíveis de origem fóssil quando os de fonte renovável são viáveis.

  • Relatórios de Inteligência de Frota - Emissão de CO2

    Relatórios para medição da emissão de CO2e e ecoeficiência geral da frota, por regional, centro de custo, veículo e condutor, através do controle da emissão de kg CO2e/km. Assim, é possível definir o direcionamento dos esforços para reduzir o custo e o impacto ambiental.

  • Influência Comportamental - Condutores Conscientes

    A participação dos condutores também é importante no processo de redução de custo e impacto ambiental. Pensando nisso, a Ecofrotas oferece materiais educativos que ajudam os condutores a ter uma nova postura no trânsito, dirigindo de forma mais segura, econômica e sustentável.

  • Sistema de Logística Reversa de Peças

    É a forma mais correta de fazer o descarte dos componentes trocados na manutenção da frota. Através desse Sistema, é possível gerar, automaticamente, o pedido de coleta de peças e óleo para uma empresa certificada em Logística Ambiental Reversa.

  • Classificação de Rede de Postos e Oficinas

    Os postos e oficinas da rede credenciada Ecofrotas vêm passando por criterioso processo de classificação ambiental. Entre os procedimentos analisados estão a reutilização de água, coleta seletiva de lixo, descarte adequado de óleo, entre outros.

  • Carbon Disclosure Project e Global Reporting Initiative

    Fornecemos suporte técnico aos nossos clientes tanto na elaboração da resposta ao CDP*, quanto na construção de relatórios de sustentabilidade dentro dos padrões do GRI* em todos os itens referentes à frota. Afinal o valor institucional é criado com base na tangibilização do resultado de ações consistentes, sendo as mesmas comunicadas de forma eficaz aos investidores, clientes, fornecedores, colaboradores e governo através deste tipo de report.

    *GRI (Global Reporting Initiative) Diretrizes para elaboração de relatório de sustentabilidade parametrizado e auditado, bem como a apresentação do posicionamento da empresa em relação as mudanças do clima.

    *CDP (Carbon Disclosure Project) Inventário de emissões de GEE e auto-avaliação de empresas em termos de risco e oportunidades, sendo apresentadas tanto a estratégia e governança corporativa da empresa quanto a mudança do clima. Cada empresa é comparada com as demais do seu segmento.

    IMPORTANTE: tangibilizar de forma consistente as ações sustentáveis realizadas é fundamental para empresas de capital aberto que queiram estar presentes em índices de sustentabilidade como o DJSI (Dow Jones Sustainability Index) NYSE (New York Sstock Exchange).

  • Inventário de gases do efeito estufa (escopos I, II e III) validado pela KPMG

    Utilizamos as informações dos relatórios de inteligência de frota gerados pelo sistema para medir e controlar as emissões de gases do efeito estufa dos nossos clientes.

  • Frota Sustentável

    A empresa criou um índice que possibilita melhoria contínua da gestão sustentável de frotas, é o Projeto Frota Sustentável Ecofrotas.

    O objetivo é possibilitar, com base em indicadores mensuráveis de desempenho, a evolução do processo de gestão sustentável de frotas. O trabalho é inédito no mundo e foi apresentado pela primeira vez na Rio +20.

    Os indicadores foram desenvolvidos em quatro categorias: Gerais, Econômicos, Ambientais e Sociais. Eles abordam temas como política de frota, estado de tecnologia utilizada, manutenção dos veículos, emissões de poluentes (inclusive de gases de efeito estufa), segurança, treinamento de condutores entre outros.

    A primeira fase do processo consiste no mapeamento da situação da frota da empresa, com atribuição de notas a cada um dos indicadores considerados. Em seguida, são identificadas oportunidades de melhoria e é definido um plano de ação que indica o que tem de ser feito para que a frota atinja os padrões de sustentabilidade considerados ótimos para sua categoria. A última fase inclui a implantação das melhorias. Uma vez concluído o ciclo, é feita nova avaliação para sua retomada, o que permite a evolução do processo.

    Desenvolvido em parceria com a consultoria ambiental Keyassociados, o projeto está sendo aplicado na frota de quatro empresas: Votorantim, Brasil Foods, Ecorodovias e a transportadora Tombini.

    Para mais informações entre em contato através do e-mail: frotasustentavel@ecofrotas.com.br

  • Inventário de emissões 2010

    A Ecofrotas emitiu, em 2010, 1.024 toneladas de gás carbônico. Essas emissões foram compensadas com a compra de créditos de carbono no mercado voluntário. O número faz parte do inventário de emissões da companhia, divulgado durante o Evento Anual do Programa Brasileiro GHG Protocol, do qual a Ecofrotas é membro. No evento também foi lançada a área do Registro Público de Emissões de GEE e das Especificações de Verificação do Progama.

    O inventário da Ecofrotas foi classificado como Ouro pelo Programa GHG Protocol. “Isso significa que nosso inventário apresenta as emissões de escopos 1 e 2 completos e foi auditado por uma terceira parte”, explica Amanda Kardosh, Gerente de Relacionamento em Sustentabilidade da Ecofrotas. A auditoria do inventário coube à KPMG.

    “A redução das emissões de gases de efeito estufa é a base do trabalho prestado pela Ecofrotas aos seus clientes. Ao fazer nosso posicionamento no mercado”, afirma Rodrigo Somogyi, Gerente de Inovação em Sustentabilidade da Ecofrotas.

    * A veiculação desta logomarca não valida o conteúdo do inventário ou qualquer prática de gestão, redução ou compensação de emissões de Gases Efeito Estufa (GEE). O logo indica que a organização exerce a prática de mensuração e publicação de suas emissões de GEE nos moldes do Programa Brasileiro GHG Protocol. ** Este selo não valida as informações contidas no inventário e não a qualifica a organização quanto a seu desempenho na gestão das emissões, mas sim quanto à abrangência do inventário produzido pela organização no referido ano.

Inventário de emissões 2011

A Ecofrotas e Ecobenefícios emitiram, em 2011, 1473 toneladas de CO2e, compensadas com a compra de créditos de carbono no mercado voluntário. A informação faz parte do inventário de emissões da empresa. O documento foi classificado como ‘ouro’ pelo GHG Protocol, unindo as marcas a um seleto grupo de 37 empresas brasileiras que constam nessa categoria. Em 2012, somente 92 companhias brasileiras tiveram seus inventários reconhecidos pela entidade.

“A boa classificação se deve à qualidade e abrangência do relatório”, afirma Amanda Kardosh, gerente de Relacionamento em Sustentabilidade da Ecofrotas. O fato de o inventário ser ouro significa que ele foi elaborado da forma mais completa possível.

O GHG Protocol é uma ferramenta utilizada no mundo todo para quantificar e gerenciar as emissões de uma empresa. Receber essa certificação reforça o compromisso que a Ecofrotas e a Ecobenefícios assumiram quando entraram no mercado: reduzir os custos e o impacto ambiental.

* A veiculação desta logomarca não valida o conteúdo do inventário ou qualquer prática de gestão, redução ou compensação de emissões de Gases Efeito Estufa (GEE). O logo indica que a organização exerce a prática de mensuração e publicação de suas emissões de GEE nos moldes do Programa Brasileiro GHG Protocol. ** Este selo não valida as informações contidas no inventário e não qualifica a organização quanto a seu desempenho na gestão das emissões, mas sim quanto à abrangência do inventário produzido pela organização no referido ano.