Dúvidas Frequentes

Ao atuar de forma especializada para fornecer uma solução completa ao cliente, a Ecofrotas assume um compromisso não somente com a redução do custo total da frota, mas também com a redução do impacto ambiental provocado pelos veículos, tanto pelos gases emitidos quanto pelo descarte de resíduos como óleos, pneus e plásticos em geral.

Sociedade e público em geral

  • 1. O que é Gestão de Frotas?

    É a atividade de administrar e controlar um conjunto de veículos que operam a serviço de empresas. Além de controlar despesas com abastecimento e manutenção, este trabalho envolve a análise estratégica do desempenho de veículos e condutores, para o planejamento de ações até a otimização da frota e redução de custos.

  • 2. Qual a influência dos veículos às Mudanças climáticas?

    A queima de combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, gera a liberação de dióxido de carbono (CO2), o mais impactante dos Gases do Efeito Estufa (GEE), responsáveis pelas mudanças climáticas. Atualmente, 13,1% das emissões de GEE do planeta vêm dos veículos.

  • 3. Como reduzir a emissão de CO2 da frota?

    Existem várias maneiras de reduzir as emissões, como utilizar combustíveis renováveis, manter a manutenção dos veículos em dia e dirigir corretamente. Mas antes de adotar qualquer ação deste tipo é necessário realizar um diagnóstico da frota, a fim de medir e identificar o nível de emissão de cada veículo.

  • 4. Como se mede a emissão de CO2 de veículos?

    As emissões de CO2 são medidas através do consumo (litros) e tipo de combustível utilizado pelos veículos. Inúmeras variáveis impactam nas emissões como: tempo e estado do veículo, quilometro rodado, manutenção e tipo de rodovia em que opera.

  • 5. Como incluir a Sustentabilidade na Gestão de Frotas?

    Além de ter o controle das emissões, para gerenciar uma frota de maneira sustentável é importante adotar práticas de manutenção, treinamento de condutores, ações de condução consciente, utilização de combustíveis renováveis e demais atitudes que tenham como objetivo o bem estar das pessoas e a preservação ambiental..

Gestores e usuários

  • 6. Como é feito o controle dos abastecimentos com a Ecofrotas?

    Cada veículo recebe um cartão magnético que será o meio de pagamento e de captura das informações, pois ao abastecer é necessário informar no POS (máquina de passar o cartão) alguns dados importantes que servirão de base para a liberação da transação.

    As informações são registradas automaticamente no sistema, gerando os relatórios de gestão.

    Além disso, é possível padronizar a ferramenta definindo restrições de períodos, valores e locais específicos para o abastecimento. Assim, caso o condutor tente efetuar uma compra fora do horário de trabalho, por exemplo, o sistema não autoriza a transação.

  • 7. Como acessar a ferramenta Good Manager?

    No momento da implantação do sistema são informados ao gestor ou responsável pela frota o login e senha para acessar a ferramenta, através do site www.goodmanager.com.br

  • 8. Quem pode acessar o Good Manager?

    Apenas responsável ou gestores da frota.

  • 9. Qual a diferença entre o cartão Gestão Sustentável (antigo Fuel Control)
    e Meio de Pagamento (antigo Fuel)?

    Ambos os cartões servem como meio de pagamento eletrônico, a diferença está no tipo de gestão.

    O cartão Gestão Sustentável solicita algumas informações no momento da transação que são registradas no sistema de gestão, permitindo o controle preciso de cada veículo.

    Já o cartão Meio de Pagamento é utilizado para automatizar o processo de ajuda de custo para abastecimento e manutenção.

  • 10. Como consultar o saldo do cartão?

    Você pode consultar o seu saldo através o comprovante da transação (slip do cartão) entregue pelo frentista ou com a Central de Relacionamento, no telefone 4002.4099.

  • 11. Como consultar a rede credenciada?

    Acesse o site www.ecofrotas.com.br e selecione o link REDE CREDENCIADA. Escolha o tipo de estabelecimento desejado, o estado, a cidade e se for o caso o bairro. Em seguida aparecerão os estabelecimentos aptos a operar através do sistema Ecofrotas.

    A Central de Relacionamento, 4002.4099, também pode ajudar nesta consulta.

  • 12. Como faço para realizar manutenção no veículo com cartão?

    Consulte com o seu gestor se a empresa onde você trabalha está apta a realizar manutenções através do sistema Ecofrotas.
    Em caso positivo, direcione o veículo até uma oficina credenciada, que após analisá-lo abrirá uma ordem de serviço através da ferramenta web Good Manager.
    Estas informações serão avaliadas pelo gestor que deverá autorizar o serviço para que o conserto seja efetuado.

  • 13. Em caso de roubo do cartão, como procedo?

    Ligue imediatamente para a Central de Relacionamento Ecofrotas, no telefone 4002.4099 e comunique o gestor de frota de sua empresa.

REDE CREDENCIADA

  • 14. Como consultar os clientes que utilizam o sistema?

    Contate a Central de Relacionamento Ecofrotas – 4002.4099

  • 15. Como solicito lote de reembolso?

    Envie um e-mail para suporte.rede@goodcard.com.br, informando o código de estabelecimento, nome e endereço de correspondência.

  • 16. Como solicito materiais de sinalização Ecofrotas?

    Envie um e-mail para sinalizacao@ecofrotas.com.br, informando o código de estabelecimento, nome e endereço de correspondência.

  • 17. Como solicitar o credenciamento de um estabelecimento?

    Acesse o site www.ecofrotas.com.br, clique no link Solicite Visita e peça o credenciamento ou contate a Central de Relacionamento Ecofrotas – 4002.4099.


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